CACHOEIRO STONE FAIR 2007





    • Marble

    • Cachoeiro Stone Fair vem com tudo em 2007
      Autor: W Comunicação Empresarial
      Data de publicação: 27.08.2007 10:41
      Tradicional feira demonstra o fortalecimento do setor no Estado e contará com a participação do Sebrae/ES

      Nesta semana, entre os dias 28 e 31, toda a atenção do setor de rochas ornamentais estará voltada para uma das mais importantes feiras do mundo na área: a Cachoeiro Stone Fair. O evento é palco de praticamente todos os lançamentos de máquinas, equipamentos, ferramentas e outros insumos utilizados pela indústria do setor. Também funciona como motivador para a busca de inovação tecnológica de todo o segmento.

      A participação do Sebrae no evento já o consolidou como o principal apoiador do setor de rochas ornamentais do Estado. Este ano, os diversos projetos desenvolvidos pelo Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas do Espírito Santo vão estar mais do que afinados.

      Espaço
      Com um estande institucional dividido em cinco espaços – Mármore e Granito, Confecção, Artesanato, Construção Civil e informações gerais sobre o Sebrae –, dois estandes disponibilizados para empresas de Vargem Alta e Castelo, e o espaço mais disputado pelos visitantes internacionais – o estande da cachaça –, o Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas do Espírito Santo vai promover o encontro entre todos os projetos que desenvolve, para formar alianças entre diversos setores da economia e fechar negócios.

      Além disso, dois espaços apoiados pelo Sebrae/ES vão trazer empresas de Castelo e de Vargem Alta, que comemora 50 anos desde a extração do primeiro bloco da região. O espaço vai trazer a história da mineração em Vargem Alta, os pioneiros do setor, bem como vai expor os produtos das empresas do segmento de rochas e fazer com que os visitantes mergulhem num ambiente ao mesmo tempo comercial e cultural.

      Rochas Ornamentais

      De acordo com o gestor do projeto de rochas do Sebrae/ES, Rogélio Paes Santos, o espaço de Mármore e Granito vai trazer as ações e consultorias destinadas aos empresários do segmento. “Nós vamos disponibilizar todos os serviços que o Sebrae oferece. O empresariado vai saber como ter acesso às consultorias, receber atendimento e conferir a mostra de produtos relacionados ao setor de rochas”, adianta o gestor.

      Uniformes
      Outra participação que está dando muito certo na feira é o espaço das empresas de confecção especializadas em uniformes. Este ano já foi confirmada a participação de três empresas de Cachoeiro: Alfinete, Chalé Uniformes e Elva´s. A gestora de projetos da indústria de confecção do Sebrae/ES, Ana Karla Macabu, revela que, na última Feira de Mármore e Granito em Cachoeiro, a participação de apenas duas empresas do setor arrecadou R$ 40 mil em vendas. “A renda total gerada após a feira não tem como ser calculada, pois os que fecham o negócio durante o evento também permanecem como clientes dessas empresas pelo resto do ano”, explica Ana Karla.

      A gestora também ressalta que a importância da Cachoeiro Stone Fair para o segmento vai além da comercialização dos produtos. “O setor de confecção, quando se trata de uniforme – um produto que depende de outros setores da economia –, precisa trabalhar dentro de eventos que sejam o seu foco de mercado. E a Feira de Cachoeiro é uma grande oportunidade para as empresas desse ramo”, analisa.

      Artesanato de pedras
      Os resíduos de mármore e granito, que são descartados ao longo da produção, têm espaço garantido no mundo das artes. No cantinho do Artesanato, diversas peças produzidas com as sobras do material ficarão expostas para encantar os visitantes da feira. De acordo com a gestora do projeto de Artesanato do Sebrae/ES, Renata Vescovi, a idéia é contemplar esse trabalho que reaproveita os materiais a serem descartados e transforma o que seria lixo em obras de arte. “Os visitantes vão poder conferir uma bela mostra de peças feitas com resíduos de rochas ornamentais, como bijuterias, mosaicos, estampas de mesa, e outras criações”, antecipa Renata.

      Construção Civil
      No espaço destinado à Construção Civil serão apresentadas informações sobre o projeto “Arranjo Produtivo Local (APL) da Construção Civil na Região Metropolitana de Vitória”. O objetivo é fornecer informações sobre as ações desenvolvidas e apoiadas pelo Sebrae/ES para os visitantes.

      No dia 30, um grupo de 20 empresários do segmento fará uma visita técnica à feira. A ação será coordenada pelo Sebrae/ES e Sindicato da Indústria da Construção Civil do Estado do Espírito Santo (Sindicon).

      A gestora estadual do projeto de APL da Construção Civil, Ana Carolina Apolinário Ferreira, identifica como principais objetivos da visita técnica na Feira a ampliação da rede de relacionamentos das empresas e o fechamento de negócios. “É muito importante fazer aliança com outros projetos desenvolvidos pelo Sebrae/ES. Essa parceria entre os diversos setores da economia beneficia todos os empresários, independente do ramo em que trabalhem”, avalia.